5 dicas para garantir sua segurança online no Google

Tempo de leitura: 3 minutos

A maioria de nós gasta uma quantidade significativa de tempo na Internet. Seja através de nossos smartphones, tablets ou computadores, a Internet é algo que simplesmente não podemos viver sem. Desde nossas redes sociais até nossos e-mails pessoais e profissionais e até mesmo nossas contas bancárias, hoje tudo está disponível na Internet.

No entanto, muitos de nós tendem a ficar sem noção quando falamos em segurança online. Para começar, precisamos entender exatamente o que é segurança online? Para os iniciantes, é a segurança de seus dados, que eles compartilham com várias pessoas ou organizações pela Internet.

A internet fornece acesso a uma série de produtos e serviços, entretenimento e informações. Mas, ao mesmo tempo, também cria oportunidades para golpistas e hackers que podem potencialmente usar nossos dados pessoais que foram colocados online.

No início deste ano, o Google , em seu post no blog, apresentou cinco etapas principais, através das quais é possível manter seus dados seguros on-line. Vamos dar uma olhada neles:

Configurar um número de telefone ou endereço de e-mail de recuperação
Para muitos serviços na Internet, ter um método de recuperação pode ser útil para alertá-lo se houver alguma atividade suspeita na sua conta ou se você precisar impedir que alguém use sua conta sem permissão. Adicionar informações de recuperação à sua conta também ajuda você a recuperar sua conta mais rapidamente se perder o acesso ou não conseguir fazer login.

Senhas exclusivas para contas
O Google recomenda o uso de senhas diferentes para contas diferentes. Se usarmos a mesma senha para várias contas, tenderemos a ter um risco maior de fraude ou fraude on-line. É como usar a mesma chave para trancar a sua casa, carro e escritório – se um perfil estiver comprometido, todos os outros também correrão o mesmo risco.

O Google diz que criar uma senha exclusiva para cada conta pode eliminar esse risco. Um usuário deve garantir que cada senha seja difícil de adivinhar e ter pelo menos oito caracteres. E, no caso de ser muito difícil lembrar de todas as senhas, a melhor maneira de lidar com isso é anotá-las em um pedaço de papel e mantê-las em um local seguro, já que os hackers estão mais propensos a estar on-line, em vez de fisicamente. perto de você.

Mantenha seu software atualizado
Para proteger sua atividade on-line, o Google sugere que você verifique se está executando a versão mais recente de um software ou aplicativo, já que eles geralmente são atualizados com as últimas correções de bugs.

Alguns softwares, como o Google Chrome, são atualizados automaticamente. Outros aplicativos e softwares enviam notificações como e quando há uma atualização. Você deve idealmente ter tempo para instalar a atualização deles.

Configurando a autenticação de dois fatores
O Google recomenda configurar a autenticação de dois fatores ou a verificação em duas etapas, o que diminui significativamente as chances de acesso não autorizado à sua conta. A autenticação de dois fatores exige que você dê um segundo passo cada vez que fizer login na sua conta, além do seu nome de usuário e senha.

Alguns exemplos de verificação em duas etapas incluem uma mensagem de texto SMS, um código de seis dígitos gerado por um aplicativo, um aviso recebido em um dispositivo confiável ou o uso de uma chave de segurança física.

Google Security Checkup
Para os serviços de conta do Google, a empresa recomenda o uso do Google Security Checkup, que fornece detalhes sobre as recomendações de segurança que ajudam a fortalecer a segurança da sua conta do Google e leva muito menos tempo para ser concluído.

A utilização da Verificação de segurança do Google não só ajuda a tornar sua Conta do Google segura, mas também inclui dicas personalizadas do Google para manter seus dados seguros em toda a Internet. Ele fornece ajuda para configurar um bloqueio de tela em seu smartphone e aconselha a remover sites e aplicativos arriscados de terceiros que tenham acesso à sua conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *